EVANGELISTA
O termo evangelista vem da palavra evangelho. O evangelista proclama as boas novas da redenção para os perdidos. Além de seu uso em Efésios 4, o termo é também aplicado a Filipe(Atos 21,8) e a Timóteo, como uma exortação: "...fazei o trabalho de um evangelista..." (2 Timóteo 4,5).
Dos dois exemplos bíblicos citados acima, podemos concluir que a diferença entre evangelista eapóstolo é que, o trabalho do primeiro, é simplificar o Evangelho e persuadir os homens à fé (os quais já tinham o conhecimento do Evangelho - Ver Atos 8,40). Observemos que Filipe ministra em Cesareia Marítima e Samaria, onde o Evangelho já fora introduzido pelos apóstolos de Cristo. Por sua vez, Timóteo exerceu o ministério evangelístico em Éfeso, onde Paulo já havia implantado uma igreja.
Os quatro evangelistas são, pela ordem com que surgem no Novo Testamento:
- Mateus - antigo publicano, chamado por Jesus Cristo para ser um dos doze Apóstolos, e autor do Evangelho segundo Mateus (grego: Εὐαγγέλιον κατὰ Μαθθαῖον),
- Marcos - discípulo de São Pedro, e autor do Evangelho segundo Marcos (grego: Εὐαγγέλιον κατὰ Μᾶρκον),
- Lucas - médico, autor do Evangelho segundo Lucas, dirigido a um amigo chamado Teófilo(grego: Εὐαγγέλιον κατὰ Λουκᾶν),(em grego theos é Deus,divindade e philo é amor)
- São João - discípulo de Jesus, possivelmente o mais novo dos doze Apóstolos, autor doEvangelho segundo João (grego: Εὐαγγέλιον κατὰ Ἰωάννην).
Eles escreveram os quatro Evangelhos considerados canónicos pela maioria das confissões cristãs.